A Oficina de Exibição e Programação abordará todas as questões que fazem parte da elaboração e prática de um projeto de exibições audiovisuais – desde a sua idealização, programação, exibição, manuseio dos equipamentos, produção, além de uma troca de experiência com outros núcleos já existentes. Abordar todas as dúvidas que envolvem a viabilização de uma projeção de vídeo e que faz toda a diferença quando se insere na comunidade.

A idéia central é que essa experiência promova e apoie a formação de coletivos de atuação na área da cultura e, para isso, pretendemos compartilhar com os participantes o “fazer” da Kinoforum que realiza, desde 1995, o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo e, desde 2001, as Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual.

Diversos alunos das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual demonstraram interesse e criaram espontaneamente coletivos audiovisuais de atuação cultural em várias regiões. Uma das formas dessa intervenção tem sido por meio de exibições de filmes que tem um valor muito grande no que diz respeito à troca com a comunidade além de abrir inúmeras possibilidades de discussões de temas relevantes, usando o audiovisual como meio para tal. Dessa forma, o Ponto de Cultura buscará participar e colaborar com a construção dessas ações de valorização da cultura e das pessoas que moram fora do circuito central da cidade.

Ao final da oficina, no dia 28 de março, às 19h, haverá uma exibição de encerramento. A programação será elaborada pelos próprios alunos, tendo como base o acervo da entidade.

A partir da Oficina, serão formados três núcleos de exibição que contarão com a orientação e apoio do Ponto de Cultura Audiovisual Kinoforum para as ações do núcleo em formação até o final do ano.

A equipe pedagógica contará com a participação de William Hinestrosa (Coordenador dos Programas Brasileiros no Festival Internacional de Curtas-Metragens de SP) e Jorge Guedes (Produtor cinematográfico e Coordenador das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual). A coordenação do Ponto de Cultura é de Vanessa Reis e Vânia Silva, ex-alunas e hoje, respectivamente, coordenadora e produtora das Oficinas Kinoforum.

A oficina é totalmente gratuita e é voltada, prioritariamente, a jovens de 18 a 29 anos, que já tenham participado de alguma oficina audiovisual e com interesse em participar de ações culturais coletivas.

One Response to “a oficina”

Leave a Reply