O Ponto de Cultura Audiovisual Kinoforum é uma atividade da Associação Cultural Kinoforum contemplado na última seleção de projetos realizada pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo para implementação da ação Pontos de Cultura, do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura. As atividades se iniciam em 2010.

Tendo como ponto de partida uma versão piloto realizada pela Kinoforum, o Ponto de Cultura Kinoforum oferecerá uma Oficina de Exibição e Programação Audiovisual em cada um dos três anos de duração do projeto. Com o objetivo principal de viabilizar e apoiar a formação de coletivos de atuação na área audiovisual, a oficina promoverá ações de continuidade ao longo de 2010.

O projeto segue a linha conceitual do projeto Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, que a instituição desenvolve desde 2001 e que já levou 54 oficinas de vídeo a diversas comunidades de São Paulo, nas quais 196 curtas digitais foram realizados pelos mais de 1000 participantes.

A Oficina de Exibição e Programação Audiovisual acontecerá nos dias 20, 21, 27 e 28 de março, na sede da Kinoforum, onde os participantes terão aulas de produção, pesquisa de conteúdo, programação, uma introdução à viabilização de projetos e terão uma roda de conversa com integrantes de coletivos audiovisuais em atividade.

A idéia dividir com os participantes “o fazer” da experiência da Kinoforum que realiza, desde 1995, o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, além de diversas mostras e eventos. Isso surgiu como demanda no das oficinas de vídeo: diversos alunos demonstraram interesse e criaram espontaneamente coletivos audiovisuais de atuação cultural em suas comunidades, como o Filmagens Periféricas, MUCCA, NCA, NERAMA, SACI, entre outros. Dessa forma, o Ponto de Cultura buscará participar e colaborar com a construção dessas ações de valorização da cultura e das pessoas que moram fora do circuito central da cidade.

Ao término dessa etapa, serão formados três núcleos de exibição que contarão com a orientação e apoio do Ponto de Cultura Kinoforum para as ações do grupo em formação durante todo o ano. A coordenação do Ponto de Cultura é de Vanessa Reis e Vânia Silva, ex-alunas e hoje, respectivamente, coordenadora e produtora das Oficinas Kinoforum. O projeto é voltado, prioritariamente, a jovens de 18 a 29 anos, que já tenham participado de alguma oficina audiovisual e com interesse em participar de ações culturais coletivas.

5 Responses to “apresentação”

  • Quero saber como faço para fazer um grupo em minhas comunidades escolares que desenvolvo uma linha de trabalho “Qualidade de ensino na rede pública e produção e utilização de recurso audio visual”,
    jã faz muito tempo que quero realizar esse tipo de trabalho, espero que posso contar com ajuda e apoio de vocês, desde já fico muito agradecido!

  • Ponto de Cultura Kinoforum:

    Olá, professor!
    De que informações você precisa! Não sei você viu, mas você pode baixar nossa apostila aqui no blog. Talvez ela tenha informações úteis! e se precisar de mais alguma coisa, só nos avisar!

  • silvia helenice de paula ribeiro:

    Gostaria de me comunicar melhor com voces.Pois tenho uma filmadora digital e gostaria de entrar no ramo.Eu sei que é mesmo díficil,mas com a ajuda de voces talvez isso se torne possivel. Pois voces já sabem muito, e estão no ramo.
    Gosto muito de crianças, jovens, cinema, fimagens.Já fiz Faculda de comunicação Social. Estou fazendo curso pela internet:Photoshop, Flash e até HTML.4 por conta em casa sozinha. E o que devo fazer para entrar neste meio tão impossivel?

  • Ponto de Cultura Kinoforum:

    Oi, Silvia! Escreva pra gente no email pontodecultura@kinoforum.org!

  • Gostaria de saber se tem algum cursnho de filmagem que eu possa fazer com voces.Tenho uma filmadora. Gostaria de fazer filmes editar filmes etc.

Leave a Reply