A política dos Pontos de Cultura, que nasceu no Brasil, hoje é referência em toda América Latina.

Segundo Gilberto Gil, Ex-ministro da Cultura, no contexto em que nasceu a política, “o Ponto de Cultura é uma espécie de ‘do-in’ antropológico, massageando pontos vitais, mas momentaneamente desprezados ou adormecidos, do corpo cultural do País”.

Os Pontos de Cultura são entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministério da Cultura que desenvolvem ações de impacto sociocultural em suas comunidades. A política se inscreve no Programa Cultura Viva que influenciou gestores e artistas de toda América Latina, transformado na ideia de Cultura Viva Comunitária. É projeto de lei na Argentina, em Medelin (onde já é lei), no Perú e Costa Rica.

Em busca do fortalecimento e multiplicação da política, a Plataforma Puente Cultura Viva Comunitaria, que é a tentativa da conexão entre todos estes movimentos na Améria Latina, realiza ações este ano.

- Entre os dias 12 e 19 de Abril acontecerá a Semana Continental Cultura Viva Comunitária na preparação da Caravana que sairá da Bolívia até o Rio de Janeiro para o Congresso Rio + 20 (Saiba mais).

- Dia 17 de abril os argentinos levarão o projeto de lei ao Congresso Nacional (Saiba mais).

- Já está acontecendo a Campanha Continental que defende a destinação de 1% dos recursos nacionais para a cultura e 0,1% para a cultura comunitaria. (Saiba mais).

 

Objetivos Plataforma Puente Cultura Viva Comunitária:

 

- Pelo fortalecimento e a multiplicação das organizações culturais em toda a América Latina

- Pelo reconhecimento institucional e legal, a partir de sua legitimidade como atores protagonistas na construção de identidade dos povos;

- Para que sejam apoiadas econômica e institucionalmente pelo estado;

- Para promover na América Latina a política chamada “Pontos de Cultura”;

- Pela construção de redes de organizações culturais populares na América Latina que trabalhem pela soberania sobre os recursos naturais, a justa distribuição da riqueza e pela democracia.

 

FONTE: http://www.polis.org.br/?/noticias/cidadania-cultural/cultura-arte/pontos-de-cultura-vira-referencia-na-america-latina-e-se-multiplica-em-plataforma-internacional

 

Comments are closed.