Archive for maio, 2011

Finalmente damos início às atividades do Ponto de Cultura Audiovisual Kinoforum!


A nossa atividade de formação em Programação e Exibição Audiovisual passou por algumas mudanças!

 

Conheça agora!


O projeto, em 2011, vai de junho a dezembro, contando com palestras, práticas e realização de 12 exibições audiovisuais feitas por três grupos a serem selecionados, com apoio do Ponto de Cultura.


A ação tem um público prioritário: jovens integrantes de grupos articulados ou em processo de formação que tenham interesse em realizar atividades regulares de exibição audiovisual. Serão aceitas inscrições e participações individuais, de outros interessados em participar de atividades culturais coletivas.


O projeto está dividido em duas etapas, então, antes de inscrever, é muito importante ler com atenção as informações abaixo!


Sobre o projeto

Objetivo:

Oferecer uma formação na área de programação e exibição audiovisual, apoiando a  articulação de grupos independentes e compartilhando com os participantes parte da experiência acumulada pela Associação Cultural Kinforum, que realiza o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, as Oficinas Kinoforum, além de outras mostras e eventos.


Duração total:

de junho a dezembro de 2011.


Público prioritário:

jovens integrantes de grupos articulados ou em processo de formação que tenham interesse em realizar atividades regulares de exibição audiovisual. Serão aceitas inscrições e participações individuais, de outros interessados em participar de atividades culturais coletivas. É importante que o candidato tenha interesse em participar do projeto até o final.


Atividades previstas:

O projeto prevê duas etapas:


  • Primeira etapa

Palestras sobre Pesquisa e Programação Audiovisual, Produção de Exibições e Introdução à Elaboração de Projetos. Estas palestras acontecerão no Centro Cultural São Paulo, nos dias 18 e 19 de junho. O cronograma é:


18 de Junho

10h00 – 13h30 – Pesquisa e programação audiovisual, com William Hinestrosa (Coordenador dos Programas Brasileiros do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo).

14h30 – 19h00 – Pesquisa e programação audiovisual, com William Hinestrosa


19 de Junho

10h00 – 13h30 – Produção de exibições, com Jorge Guedes (Produtor audiovisual e Coordenador das Oficinas Kinoforum)

14h30 – 17h00 – Introdução a Elaboração Projetos, com Vania Silva e Vanessa Reis (Coordenadoras do Ponto de Cultura Audiovisual Kinoforum)

17h00 – 18h00 – Sobre a Ação de Continuidade


Ao final desta primeira etapa, três grupos serão selecionados para participar da continuidade do projeto, que inclui prática de manuseio de equipamentos de projeção e a realização de exibições audiovisuais de agosto a dezembro de 2011, junto com o Ponto de Cultura, que apoiará a ação através de reuniões de orientação, impressão de material gráfico e empréstimo de equipamentos.


  • Segunda etapa

A proposta é que as exibições dos grupos tenham início no mês de agosto, integrando a programação do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. O período para realização das 12 exibições é até dezembro.


Serão realizadas reuniões bimestrais, para socialização das experiências e orientação em relação às propostas de exibição de cada grupo. Para tanto, é proposto o seguinte cronograma:

09 de Julho

10h00 – 13h00 – Palestra equipamentos de projeção

15h00 – 17h00 – Manuseio de equipamentos de projeção

17h00 – 19h00 – Orientação/Produção das exibições


Reuniões de acompanhamento, orientação e compartilhamento das experiências da programação, produção e realização das exibições audiovisuais.

06 de agosto

15 de outubro

03 de dezembro


Para realizar sua inscrição, basta preencher este formulário


Ponto de Cultura Audiovisual Kinoforum

Oficina de Exibição e Programação Audiovisual para a formação de núcleos independentes

Inscrições: de 27.05.2011 a 12.06.2011

Palestras: 18 e 19 de junho, 10h às 20h. Após esta etapa, haverá vivências práticas com reuniões e exibições elaboradas e produzidas pelos participantes, com apoio e orientação da equipe do Ponto de Cultura.

Local: Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro, 1000 (ao lado da estação Vergueiro do Metrô)

Contato: 11 3034 5538, com Vânia ou Vanessa

E-mail: pontodecultura@kinoforum.org.br

Site: www.pontodecultura.kinoforum.org

Endereço: Rua Simão Álvares, 784 casa 02 – Pinheiros

 

É pessoal, agora sim!

Estamos começando a produção da Oficina de Programação e Exibição Audiovisual!    

A Secretaria de Estado da Cultura pagou uma primeira parcela (25% do total) aos Pontos de Cultura selecionados do edital de 2009, e podemos iniciar os trabalhos de 2011! A correria vai ser grande, mas fiquem de olho, em breve divulgaremos datas e local!

 

E não é só!

Aproveitando, vale dizer: estão abertas até dia 05 de junho as inscrições para a Oficina de Realização Audiovisual – Módulo II… A ideia é proporcionar uma experiência mais completa de realização audiovisual para quem já passou por alguma oficina introdutória, na Kinoforum ou outros projetos. Confira datas e como se inscrever!

 

Caravana Nacional dos Pontos de Cultura à Brasília – 25/05/2011

É importante também estar ligado no movimento que os Pontos de Cultura de todo o Brasil está fazendo em defesa do Programa Cultura Viva, que criou e implementa essa ação transformadora.

Dia 25/05 haverá ato em Brasília! Confira mais informações.

Leia o Abaixo Assinado em apoio a Lei Cultura Viva! Divulgue e, se concordar, assine.  ;)